Pesquisa

Dan Maschio é artista visual de São Bernardo do Campo, São Paulo, formado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac em 2019. Em 2017, ao compreender-se como um homem trans, iniciou experimentações em pintura, utilizando-a como forma de comunicação “a arte me deu voz quando eu não tinha”.

A partir de 2020, passou a se dedicar integralmente à pintura. Sua pesquisa investiga como o deslocamento do cotidiano pode produzir estranhamento na imagem, explorando rupturas de lógica por meio de dicotomias, pensamentos intrusivos, figuras de linguagem e detalhes aparentemente banais do cotidiano. O artista constrói um mundo próprio em que o familiar se torna contraditório e o absurdo se manifesta de forma silenciosa.

Entre o real e o imaginário, Dan Maschio trabalha com o escapismo como estratégia poética, transformando experiências comuns em imagens que tensionam percepção e significado. Sua prática articula grandes e pequenos formatos, nas telas menores, o mistério se concentra, nas maiores, o espectador é convidado a adentrar mundos mais amplos. A pesquisa se concretiza no interesse em investigar impossibilidades onde normalmente não se vê e tornar visível aquilo que, embora sentido, raramente é verbalizado.

O despertar do nostálgico, o ilógico, o sarcasmo e o caótico atravessam sua produção, possibilitando a construção de imagens que revelam o incomum dentro do comum. Ao congelar esses acontecimentos em frames pictóricos, o artista propõe a observação do “impossível” como uma possibilidade concreta no campo da imagem, cenas que nunca aconteceram, mas que parecem estranhamente reais ao olhar.