Biografia

Daniel Miniussi Maschio, mais conhecido como Dan Maschio nasceu em Santa Catarina no dia 3 de abril de 1997. Filho adotivo depois de três irmãos, reside em São Bernardo do Campo, São Paulo desde os dois dias de vida. Na infância, praticava aulas de piano, guitarra e bateria e passava boa parte do tempo explorando esse mundo da arte. Em 2019, concluiu o bacharelado em fotografia no Centro Universitário Senac, apresentando seu trabalho de conclusão de curso com a pesquisa e produção de um curta-metragem sobre arterapia, o parkinson e a pintura, fazendo ligação indireta a suas experimentações de 2017, ano que contou com diversos momentos delicados. Dan utilizava a pintura como forma de comunicação e foi nesse período que se encontrou como um homem trans. “A arte me deu voz quando eu não tinha”.
Em 2020, durante a pandemia, foi o ponto de partida para sua profissionalização na pintura. Ele começou vendendo retratos de animais de estimação pela internet, desenvolvendo habilidades importantes para suas próprias criações. Diante de diversas cores, formas e experimentações, ele foi criando interesse em representar o universo irreal, popular e contraditório.
Atualmente, Dan concentra seu trabalho na pesquisa sobre a irrealidade, o onírico e o inconsciente, fazendo a construção das suas imagens com utilização de figuras de linguagem, ditos populares, escapismo e explorando sua própria rotina e imaginação. Dan procura representar em suas criações o que pode se manifestar além da superfície da obviedade e a possibilidade de se ver o que está dentro do “impossível” junto de uma única realidade, as telas de pintura.

